AGRICULTURAECONOMIAMercadoPecuária

SEGURO PECUÁRIO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Seguros específicos para o agronegócio não são novidade no mercado. A agricultura, por exemplo, apresenta diversas opções, com as mais variadas especificações, tudo para atender a um mercado constantemente exposto a riscos e que têm origens muito diversas.

E quando falamos da pecuária? Visando cada vez mais ao alto rendimento dos animais, é natural que o pecuarista comece a se preocupar com imprevistos que possam colocar toda a sua operação em risco. A ideia do seguro pecuário é justamente dar ao produtor mais tranquilidade e segurança.

QUAIS ANIMAIS PODEM RECEBER O SEGURO?
Apesar de o nosso raciocínio ir diretamente para os bovinos, o seguro pecuário existe para garantir a indenização de rebanhos em geral, voltados para a produção, consumo, cria, recria, trabalho por tração, engorda ou reprodução. Ou seja: suínos, equinos, ovinos, caprinos e outros também estão aptos a receber um seguro pecuário.

QUAIS AS VANTAGENS?
Como dissemos, o papel do seguro pecuário é trazer tranquilidade e segurança sobre o investimento no rebanho. O produtor deve avaliar a quais riscos está mais frequentemente exposto, como desastres climáticos, variações de temperatura, epidemias, doenças, abortos, incêndios etc. Mesmo se a exposição for baixa, o risco sempre existe. Portanto, se você prefere primar pela segurança, pode ser uma boa opção assegurar seu rebanho.

SEGURO PECUÁRIO X SEGURO DE ANIMAIS
Embora sutil, existe diferença. O Seguro Pecuário, tema deste nosso artigo, engloba todo um rebanho e é calculado levando-se em consideração fatores como a quantidade de animais e os riscos relacionados. Já o seguro de animais não é um seguro rural e é voltado para os chamados animais de elite ou domésticos.

QUANTO CUSTA UM SEGURO PECUÁRIO?
A modalidade de seguro já existe há algum tempo, o que faz com que as taxas cobradas se tornem mais e mais atrativas. Hoje já existem seguradoras que cobram entre 4% e 5% do valor de cada animal.
Além disso, o Governo Federal possui um programa de subvenção chamado Prêmio do Seguro Rural (PSR), que oferece ao agricultor a possibilidade de segurar sua produção a um custo reduzido.
A você, pecuarista, cabe uma pesquisa para entender bem o cenário que prevalece em sua região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *