AGRICULTURA

Seguro agrícola: por que você deve fazer

Entra ano, sai ano, e a importância do agronegócio fica cada vez maior. E não é à toa: mais que um grande motor da economia, ele é responsável por alimentar bilhões de habitantes em todo o planeta e gerar importantes divisas para o nosso país.

Por conta de toda essa dimensão, alguns investimentos são essenciais para que o produtor consiga desenvolver sua atividade com eficiência e o Brasil possa continuar prosperando. Fertilizantes, defensivos e sementes são os exemplos mais conhecidos. No entanto, um deles ainda é pouco falado por aqui, mas é tão significativo quanto os outros: o seguro agrícola.

Mesmo sendo de grande utilidade para quem trabalha no campo, o seguro agrícola, ao contrário de em outros países, ainda tem pouca aderência entre os produtores rurais no Brasil. Para se ter uma ideia, apenas cerca de 10% do mercado faz uso do serviço atualmente — um número baixo, considerando que o setor vem crescendo bastante nos últimos anos.

No artigo de hoje você vai conhecer as principais características dessa modalidade e descobrir os benefícios que a tornam fundamental para o seu agronegócio. Vamos lá?

O que é o seguro agrícola?
Antes de mais nada, precisamos fazer uma observação. Se você já leu em algum lugar que seguro agrícola e seguro rural são a mesma coisa, saiba que não é bem assim. Apesar do nome semelhante, os itens cobertos por eles são diferentes. Entendido isso, vamos à definição.

O seguro agrícola é uma forma de proteger sua lavoura contra estragos que podem ser ocasionados por fenômenos naturais, tais como chuva, granizo, ciclones, secas e outros eventos climáticos dos quais você não tem controle.

Já o seguro rural, que engloba o seguro agrícola, diz respeito não somente à proteção da lavoura, mas também de máquinas, benfeitorias, florestas, animais e produtos agrícolas, entre outros.

Quais são seus principais benefícios?
Em julho do ano passado, um ciclone atingiu a região sul causando chuva forte, granizo e vendavais em diversas cidades. Como era de se esperar, o evento causou sérias consequências aos agricultores, destruindo plantações de milho de maneira mais intensa em dois municípios do Paraná.

Agora imagine que sua lavoura seja atingida por um fenômeno climático de proporções semelhantes a esse. A partir desse cenário, iremos mencionar alguns dos benefícios que um seguro agrícola consegue oferecer.

Proteção contra adversidades climáticas
Sua plantação fica a salvo dos mais diversos eventos naturais aos quais ela está sujeita, tais como:

●        Incêndio
●        Seca
●        Geada
●        Chuvas excessivas
●        Trombas d’água
●        Granizo
●        Ventos fortes e vendavais

Menor tempo de recuperação do seu negócio
Sem um seguro agrícola contratado, estima-se que o produtor possa levar alguns anos para se recuperar de um tombo na produção. Isso se ele for capaz de manter o seu negócio.

Por outro lado, se sua plantação estiver segurada, você conseguirá reaver a maior parte do valor de sua plantação poucos dias após ter sido constatado o prejuízo provocado por alguma intempérie.

Esse menor tempo de recuperação é essencial para ajudá-lo em seu retorno às atividades — algo de extrema importância para pequenos e médios produtores, que nem sempre têm outras fontes de renda disponíveis.

Cobertura para diversas culturas
Os planos de seguro oferecidos hoje em dia abrangem uma grande diversidade de culturas, sejam grãos, frutas ou mesmo olerícolas.

Facilidade de contratação
Para realizar a contratação, basta falar com um corretor de seguros da sua confiança. O processo de aquisição é simples e pode ser feito por qualquer tipo de produtor rural.

Proteção completa
O seguro agrícola acompanha o calendário ano-safra. Isso significa que a proteção é garantida do plantio à colheita.

Outras vantagens
Além de tudo o que já foi citado, vale mencionar que não há o gasto com franquia nem custos adicionais na hora da inspeção. Por fim, você também fica isento do Imposto sobre Operações Financeiras — o famoso IOF.

E aí, quer evitar preocupações e reduzir o estrago que o clima pode provocar na sua lavoura e no seu bolso? Então é hora de contratar um seguro agrícola!

Agora que você viu a importância desse serviço, não perca mais tempo. Aproveite os benefícios que ele oferece e cuide do seu negócio com mais segurança, inteligência e tranquilidade.

Para mais artigos como este, assine a newsletter do Newsletter. Esperamos você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *