Como economizar na compra de insumos agrícolas em tempos de crise?

Manter uma lavoura funcionando não é uma tarefa fácil. O custo de produção é grande, o investimento é alto e os insumos agrícolas abocanham uma boa parte de todo o gasto. E não somos apenas nós que estamos dizendo.

Segundo a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), os insumos brasileiros são 86% mais caros comparados ao preço dos outros países do Mercosul — fato motivado pela burocracia e a carga tributária nacional.

Não bastasse isso, a pandemia tornou 2020 um ano atípico para o mundo todo. E, mesmo que o setor tenha resistido aos impactos econômicos que ela causou, algumas categorias acabaram prejudicadas — caso dos produtores de hortaliças e agricultores familiares.

Diante desse cenário de crise, fica a dúvida: como economizar na compra de insumos sem prejudicar a qualidade do seu cultivo? O Clube Agro separou algumas dicas que podem ajudá-lo a desembolsar menos nas próximas aquisições.

Vamos lá?

1. Faça um planejamento completo

Antes de mais nada, planejar é preciso. Ainda que muita gente prefira deixar as planilhas de lado, essa é uma forma de evitar preços abusivos e definir limites de gastos para o seu orçamento.

Uma dica é começar analisando suas últimas compras detalhadamente. Além de descobrir o quanto você já gastou, também pode remanejar as quantias que está disposto a investir para cada tipo de insumo.

O planejamento também consegue viabilizar um controle eficiente para o seu estoque. Assim você monitora facilmente as entradas e saídas de insumos e ainda confere o que realmente está em falta.

Mais um conselho? Nunca se esqueça de orçar os produtos da sua lista de insumos. Dessa forma você pode conhecer a média de preços do mercado e as condições de pagamento que mais lhe favorecem.

Se tudo isso parecer trabalhoso de ser feito manualmente, você pode lançar mão dos aplicativos e softwares disponíveis na internet.

2. Aposte na Agricultura de Precisão

A Agricultura de Precisão envolve uma série de tecnologias que otimizam a vida de quem trabalha no campo. Não só isso, ela também trabalha para aperfeiçoar a utilização de insumos e recursos naturais disponíveis.

Por meio da automação, a dosagem de fertilizantes e defensivos agrícolas é pensada especificamente para evitar o desperdício e aumentar a eficiência da lavoura. Em poucas palavras, ela é uma grande aliada do seu agronegócio.

E mais: uma vez colocada em prática, é bem provável que não apenas suas compras passem a ter um custo menor, mas o processo todo em si.

3. Realize compras conjuntas

Pensar coletivo também pode ser uma boa estratégia para comprar insumos agrícolas em tempos de crise. Estamos falando das compras conjuntas, que são capazes de gerar uma economia de até 10% em fertilizantes e 15% em sementes

Não existe um jeito exato de fazê-la acontecer. Alguns produtores se utilizam de cooperativas, enquanto outros apenas se reúnem e escolhem uma pessoa para comprar em nome de todos.

A compra conjunta também facilita o trabalho dos fornecedores, que preparam a entrega de uma compra grande destinada a um único endereço.

4. Participe de um bom programa de recompensas

Os programas de fidelidade existem há muito tempo, em diversos setores do mercado. Das milhas aéreas às recompensas por acúmulo de pontos, o objetivo é sempre o mesmo: oferecer vantagens para gratificar quem está sempre comprando por ali.

Foi assim que surgiu o Clube Agro, o primeiro programa de relacionamento multimarcas do agronegócio brasileiro. O Clube Agro foi criado para conectar indústria, canais de vendas e produtores rurais de todo o país.

Com ele, você tem maior poder de compra e flexibilidade para trocar seus pontos na aquisição de diversos produtos — e são muitos os canais associados para você efetivar o resgate.

Ao participar do Clube, seu agronegócio é 100% beneficiado de um jeito muito fácil: você faz a compra, registra suas Notas Fiscais e acumula pontos, que depois são convertidos em cupons de desconto. Em seguida, pode utilizá-los na aquisição de uma gama de produtos agropecuários junto a qualquer uma das marcas participantes.

Como você viu, existem soluções bastante interessantes para economizar na compra de insumos agrícolas — ainda mais durante a crise. E, nessas horas, é sempre bom poder contar com quem vivencia o agronegócio durante o ano todo.

O Clube Agro é assim: um monte de benefícios à sua espera para você economizar na sua produção. Aqui, a economia é garantida. Pode fazer as contas.

Cadastre-se aqui e venha pro Clube agora mesmo!